sexta-feira, 7 de maio de 2010

Paisagismo: jardim bom pra cachorro




[Por Marisa Lima]


Quem tem cachorro e um jardim em casa, se preocupa com os dois: o jardim vai permanecer bonito ou será que o cão vai estragar as plantas? Será que as plantas vão fazer mal ao cachorro?

Já tive clientes que queriam colocar plantas com espinhos para que o cachorro não estragasse o jardim. Acho isso uma maldade. Para que o jardim e o cachorro coexistam em harmonia são necessárias algumas pequenas regras.



A primeira: deixe seu jardim livre de plantas tóxicas ou venenosas. Cuidado com cogumelos e fungos que possam aparecer em áreas úmidas ou em troncos de árvores, alguns também podem ser venenosos. A segunda: não use agrotóxicos, somente defensivos naturais para o combate de pragas e doenças das plantas. Você deve pensar em seu animal como uma criança, tudo o que faz mal para a criança fará para seu animal.

Deixe um gramado, se houver espaço, para que seu animal corra, apanhe sol, role e faça xixi. Você pode identificar o local que seu cachorro mais gosta e tirar a grama desse pedaço e colocar, por exemplo, areia. Isso para ele cavar buracos, os cães adoram fazer isso.

Procure recompensá-lo quando ele usar o local correto para cavar ou para fazer xixi, ele logo saberá que aquele é o local ideal e que ali ele pode ficar à vontade. Desta forma ele não estragará o seu jardim.



Se ele insistir em andar em algum canteiro que você não queira que ele entre, coloque algumas pedras redondas de diferentes tamanhos no acesso desse local. Então ao pisar, o cão se sentirá desconfortável e desistirá de passar por ali. Já usei esta técnica com um cão de grande porte e o resultado foi ótimo.

Acho que com essas dicas, você terá um jardim florido e lindo e um cão satisfeito em poder usufruir desse espaço.

Até mais,
Um abraço.

22 comentários:

Coisas de Taty disse...

Olá Marisa! Gostei muito das dicas!Confesso que não gosto de cachorro, mas nem por isso tenho de pôr espinhos no jardim né....rsrrs.Vou seguir suas dicas pra que tudo coexista em harmonia.

Abraço,

Taty

Coisas de Lélia disse...

Olá Marisa!!!
Gostei de tuas dicas.
Posso, dando o devido crédito a você e ao blog, publica-los?!?!?!
Obrigada.
Abraço,
Lélia

Marisa Lima disse...

Oi Taty,
não acredito que você não gosta de cachorro. Amo cães!
Este da foto foi adotado pelo meu filho.
Bjs

Marisa Lima disse...

Oi Lélia,
pode sim, sem problemas, vamos divulgar os cuidados pro seu cachorrinho.
Bjs

Viver o Presente disse...

Olá Marisa,

Eu queria saber se você tem outras dicas pois tenho 4 cachorros que não se dão bem mas eles adoram passear, fazer xixi, cavar, cheirar e acabar com meus canteiros. Aquela dica das pedras, o nosso jardineiro coloca pedras enormes e não adianta. Não sei mais o que fazer.
Abraços,

Monica

Marisa Lima disse...

Oi Mônica,
neste caso talvez seja bom você ver com um adestrador.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Bom dia Marisa,
dicas preciosas, já usava algumas das que você falou aqui em casa e todas realmente deram super certo.
Mas quando o cão é muito peralta deve-se utilizar o que você falou + adestrador.
Adorei o texto.
Um abraço
Lourdes

Viver o Presente disse...

Oi Marisa,

Obrigada pela sua resposta. Me lembrei de uma dica que me deram e que deu super certo. Misturar terra com as fezes do cachorro e espalhar pelo jardim. É um pouco trabalhoso e não muito agradável mas é garantido.

Monica

Marisa Lima disse...

Oi Lourdes,
realmente você tem razão.
A dobradinha dicas + adestramento, vão ter um melhor resultado.
Bjs

Marisa Lima disse...

Realmente Monica,
muito desagradável, mas se der certo... vale a tentativa.
Bjs

Anônimo disse...

Olá Marisa,

Acabei de descobrir o seu blog e estou adorando.Acabei de adquirir uma pequena cobertura duplex na minha cidade,em frente ao mar.A lage superior terá 80 metros quadrados,já incluso o espaço ocupado pela piscina.Você me indicaria algum paisagista em João Pessoa,já que sei que você não aceita trabalhos a distância? Já pesquisei e constatei que há carência de profissionais nesta área aqui em João Pessoa.
Obrigado,
Marcelo.

Marisa Lima disse...

Marcelo,
não conheço nenhum profissional em João Pessoa. porém qualquer paisagista que você escolher, de qualquer parte do Brasil, irá atendê-lo em sua cidade. Só que sai mais caro pelo deslocamento e acomodações para o profissional.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Obrigado Marisa,,,tentarei um de Recife, pois fica a menos de 2 horas de carro daqui...quero um mais próximo para o acompanhamento do projeto.
Marcelo.

Marisa Lima disse...

Marcelo,
em Recife, procure Luis Vieira é um conceituado paisagista da região.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Marisa,

Já tentei o Luiz atraves de email e o mesmo não deu resposta.Como falta bastante tempo para essa fase do projeto,estou tranquilo.
Obrigado mais uma vez pela sua atenção.
Marcelo.

Marisa Lima disse...

Marcelo, segue o contato que tenho do Luiz

Av Eng Domingos Ferreira, 4060 s 904
Boa Viagem - Recife - PE

Tel: (81) 3466-5812

Anônimo disse...

Obrigado mais uma vez Marisa.
Marcelo.

Mara disse...

Olá Marina. Encontrei hj o teu blog e adorei! Tenho um pequeno terraço, onde gostaria de ter um pequeno espaço com grama para o meu cachorro fazer suas necessidades (pois quando chove é um problema levá-lo à rua). Qual tipo é mais adequado? Seria necessário colocar alguma proteção abaixo da grama, ou pode ser colocada acima da lajota? Muito obrigada. Mara

Mara disse...

Marisa, desculpa-me pelo erro na digitação de teu nome.
Mara

Marisa Lima disse...

Oi Mara,
a grama tem que estar em cima de terra senão ela morre. Em um terraço é necessário impermeabilizar o chão colocar manta de bidim, pedriscos e só então a terra e a grama.
Um abraço.

Mara disse...

Olá Marisa, obrigada pelas informações. Vou providenciar!!

Anônimo disse...

Adorei a matéria. Tenho cães, adoro plantas e as dicas ajudaram muito.