segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água: A importância dela para as plantas




[Por Marisa Lima]


Nosso planeta é formado por 70% de água, mas somente 3% desta água é doce, e nem toda ela própria para consumo.

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja 12% do total mundial. Apesar disso, infelizmente, a distribuição da água não é igual para todos os estados, principalmente para os lugares onde ocorre seca prolongada, como por exemplo, a região nordestina.



Todos sabem que a água é fonte de vida, que dependemos dela para viver e, mesmo sendo de suma importância, a humanidade continua poluindo suas fontes – rios, lagos, mananciais - esquecendo-se de sua importância e pensando que ela nunca acabará.

A água faz o transporte de sais minerais e nutrientes do solo para o organismo das plantas e, depois da fotossíntese, é ela quem distribui a energia gerada para a sobrevivência dos vegetais.

Na produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. Em períodos de estiagem, pode-se perder toda a lavoura.

A rega pode ressuscitar uma planta murcha, quase falecendo. Quando as folhas de uma planta escurecem e murcham, e as folhas inferiores ficam amareladas, observamos o principal sintoma de falta de água.

Porém a água em excesso pode apodrecer as raízes, matando assim a muda. O ideal quando regamos é que a água não escorra pelo dreno do vaso, pois desta forma você estará desperdiçando os nutrientes da terra que irão embora com a água.



Até mais,
Um abraço

9 comentários:

Anônimo disse...

oLÁ, Marisa! Gostei do post! Me fez lembrar de uma flor q ''ressucitei'' com água, havia ganhado de uma pessoa querida, foi mto bom tê-la por mais tempo.Nesse dia aprendi minha lição: minhas plantas sem água NUNCA MAIS. Acho q foi aí q começei a gostar delas.
Ótimo post! Gostei!


Bjus


Josefa

Marisa Lima disse...

Oi Josefa,
mas tome cuidado, a água em excesso pode ser prejudicial. Procure suprir as necessidades de sua planta com a quantidade de água necessária.
Coloque a mão na terra se ela ainda estiver úmida só regue novamente quando ela estiver seca. Tomando cuidado para não escorrer a água pelo dreno do vaso.
Um abraço

Edu disse...

Marisa,
Muito legal..e oportuna sua matéria
Eduardo Novaes

Edu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marisa Lima disse...

Oi Edu,
obrigada pelo seu comentário
Abçs

Anônimo disse...

vao para casa

amanda disse...

com esses textos podemos saber da água mesmo

Anônimo disse...

Oi marisa obrigada por compartilhar com nosco a tua sabedoria

Anônimo disse...

adorei obrigada estava precisando desse texto