quarta-feira, 18 de março de 2009

Cerca viva



[Por Marisa Lima]



O Paisagismo, em sua função ecológica, visa o equilíbrio do ecossistema urbano, o restabelecimento o contato do homem com a natureza. O paisagismo oferece soluções para problemas como:

- Redução de ruídos;

- Redução de poluição (partículas);

- Atenuação de altas temperaturas;

- Aumento da umidade do ar;

- Contenção de ventos.

Outra função é minimizar ou esconder vistas ou espaços que não devem ser observados por quem utiliza o jardim, como por exemplo: separar a área social da área de serviço, da garagem ou ainda manter a privacidade de uma casa em relação a casa vizinha. Para tal podemos utilizar uma cerca viva.

Cerca Viva em topiaria:


Tenho um caso de um cliente, um ator famoso, que não podia usar a piscina de sua casa por causa dos vizinhos que ficavam observando-o e aos inúmeros amigos igualmente famosos que frequentavam sua casa. Resolvi tudo com uma cerca viva de murta, que além de fechar bem o espaço tem flores perfumadíssimas que lembram o aroma do jasmim.

A função de uma cerca viva é exatamente esta, isolar a área, mas com a beleza e a graciosidade das plantas.

Outro recurso é não só usar as plantas (arbustos), mas também utilizar um suporte, como uma treliça, para que possamos plantar uma trepadeira, que também dará o mesmo resultado. Porém um arbusto vai vedar de imediato a visão formando um muro, enquanto a trepadeira levará algum tempo para fechar toda a área. A treliça pode servir como um biombo, para minimizar a situação, enquanto a planta não veda toda a visão do espaço.

Sabendo usar a planta adequada sua cerca viva ficará sempre bonita.

Cerca Viva substituindo muros:


Cerca Viva de separação de terreno:


Cerca Viva com treliça:


Cerca Viva para tirar a visão da casa em frente:


Cerca Viva:


Cerca Viva para minimizar ruidos, poluição e como divisória:


Até mais,

Um abraço.

61 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho no meu sítio uma cerca viva de cedrinho, fechou mesmo a visão do vizinho e economizei muito não construindo um muro de cimento.
Quero parabenizar os excelentes textos deste blog, sempre acompanho.
João Silva

Marisa Lima disse...

Oi João,
eu, em nome da Lopes e de todos os que escrevem no blog, agradeço o elogio.
Um abraço

Anônimo disse...

No interior é possível fazer muros verdes que são bem mais agradáveis, porém infelizmente não podemos ter nas grandes cidades.
Lúcia

Izabela Penido disse...

Oi Marisa! Também quero parabenizá-los pelo blog que é gostoso de ler, com ótimas informações e bastante útil!
Sobre a cerca viva, meus pais estão construindo uma casa de madeira em um condomínio no interior de MG e lá a delimitação do terreno (lateral e fundo) é feita com cerca viva formada por Sansão do Campo! É lindo!!!
Meus pais pretendem colocar cerva viva também na frente da casa para minimizar os custos...
A minha dúvida é: para a frente da casa (54 m), qual seria a melhor opção para cerca? Será que não seria muita informação colocar outro tipo de planta? Então, me ajuda aí...hihihi... Qual é a melhor alternativa?
Um abraço!

Marisa Lima disse...

Prezada Isabela,
que tal uma cerca viva que desse flores como por exemplo Hibisco ( Hibiscus rosa-sinensis)? Ou esponjinha (Calliandra brevipes)?

Procure a foto destas plantas na internet e você verá como são lindas.
Um abraço.

Karla disse...

Olá primeiramente parabéns por sua inciativa , seu trabalho é d+

Estou montando a minha casa de campo, é um condominio lindo ecologico, a cerca tem que ser viva, meu terreno é de 20 de frente e 50mts de comprimento, acho linda a cerca de cedrinho mais me disseram que ela por ser uma arvorezinha toxica expanta passarinhos e borboletas, é verdade? e se for qual vc indicaria? quero privacidade entre vizinhos. um abraço
grata

Karla disse...

Marisa, me tira uma duvida, aonde posso comprar uma treliça igual à esta da foto?

grata

J Luiz disse...

Querida linda Marisa, bom dia!
Gostaria de saber se essas cercas vivas de altura média não consomem muita água do solo?
Questiono isso porque a minha região (Brasília) tem um período muito longo de seca severa.

Agradeço antecipadamente seu auxílio.

Marisa Lima disse...

Oi Karla,
o cedrinho não vai espantar animais não, porém você pode plantar cerca viva que tenham flores, pois atrairão beija flor, borboletas.
Experimente a esponjinha(Calliandra tweedii ou Calliandra brevipes)
ou o hibisco (Hibiscus rosa-sinensis).
Quanto a treliça foi feita por um marceneiro.
Um abraço

Marisa Lima disse...

Prezado J Luiz,
Toda planta no início de seu plantio necessitará de muita rega para crecer,porém depois de bem enraizada as regas podem ser mais espaçadas.
A segunda foto do post é de um condomínio em Brasília, aonde mora uma grande amiga minha, veja como estão todas viçosas.
Boa sorte!

DeFreud disse...

Oi Marisa, por favor poderia me dar uma sugestão? estou mudando para uma casa alugada com uma muro muito comprido e relativamente baixo. Quero fazer uma cerca viva, mas não pode ser nada que comprometa a estrutura.Tem que crescer rápido, impedir a visão de fora e minha gata de sair do quintal. Tem alguma ideia que possa me ajudar. nao quero recorrer a cercas elétricas. Obrigada Desirée

Marisa Lima disse...

Oi Desirée,
todas as plantas que citei nos comentários acima servem para você, porém acho que nenhuma vai impedir sua gatinha de fugir.
Veja na chácara mais próxima de sua casa qual muda você encontra já com um porte bem alto.
Como você não me disse de onde é não sei seu clima.
Bjs e boa sorte

zezedocrediario2006@yahoo.com.br disse...

Ola amiga parabéns que lindas Flores vc é messo apaixonada pelas Flores abraço e continui apaxonada pelas Flores sempre!!!

Anônimo disse...

quero plantar cerca viva,mas meu terreno é argiloso e úmido,qual a planta mais indicada? região: sul do mato grosso do sul.

baptistavale disse...

Pessoal: Parabens por manter este blog, o qual é de grande utilidade publica. Tenho um Ap.de cobertura, no 10º andar de predio no litoral norte de SP e gostaria de criar uma cerca viva para evitar que a piscina seja visualizada por meus visinhos. Já tentei usar alguns tipos de ibiscos e primaveras, mas a intensidade dos sol e principalmente os fortes ventos não possibilitam o desinvolvimento dessas plantas. Voces podem me indicar quais as plantas que posso usar? Antecipo meus agradecimentos à vossa atenção.

Larissa disse...

Marisa, achei seu blog e acho q talvez vc possa me ajudar. quero fazer um projeto de paisagismo aqui em casa e construir um deck sustentável sobre minha piscina. onde procuro isso no rio?tem alguma sugestão? tenho urgência, já que queremos fazer a reforma pro casamento em 6 meses.
agradeço.
Larissa

martinho212@hotmail.com disse...

boa tarde Mariza,
preciso substituir a cerca viva que tenho hoje em meu terreno, cedrinho, pois o mesmo ja está com + de 20 anos e todo falho. gostaria de colocar uma cerca vica que vedasse bem, mas fosse fina, pois a mesma fica no acesso da garagem e o cedinho é muito volumoso. moro em teresopolis. o que voce aconselha? tks, martinho

Anônimo disse...

oi Marisa! Parabéns, o teu trabalho é demais!
Gostaria de te perguntar o seguinte: tenho uma casa em Morretes, no Paraná, que é um lugar que fica no meio da serra do mar, portanto muito úmido. Gostaria de plantar uma cerca viva na cerca ( de arame) que fosse adequado ao ambiente e que crescesse bem rápido, para que no próximo verão já esteja grande. Eu tenho hibisco numa parte, mas eu acho um pouco lento pra crescer...
abraços! Yasmin

Marisa Lima disse...

Anonimo do Mato Grosso do sul
para esse tipo de terreno o ideal seriam roseiras, mas se você tiver espaço para elas crescerem pois se você podá-las não vai dar rosas nunca.
Não sei se você encontra murta por aí, também seria uma boa opção.

Marisa Lima disse...

Batista Vale
Tente plantar vasos com Clusia, veja se consegue mudas grandes. Porém elas são volumosas, você tem que ter espaço.

Marisa Lima disse...

Larissa,
você procure quem faça deck com madeira de demolição.
Tem também deck de garrafa pet que imita madeira direitinho.
procure os representantes na sua cidade.
Boa sorte!

Marisa Lima disse...

Martinho,
em tere as cercas vivas são quase todas de cedrinho ou esponjinha, porém todas elas podem ser podadas e aí você diminui o volume.

Marisa Lima disse...

Yasmim,
você tem que ver nas chácaras da sua região se já compra uma planta com a altura desejada. O cedrinho iria bem aí na sua região.
Se tiver paciência plante uma trepadeira, vai ficar bonita e dará flores. Mas todas as plantas tem seu tempo pra crescer.
Abraços

Paula disse...

Olá! Boa Tarde. estou encantada com seu blog, bem gostaria que vç. desse uma ajuda;tenho uma casa em goiania, tipo chacara na avenida com cerca em tela, gostaria de fazer cerca viva pq. acho lindo. e meu sonho quero fazer um lindo jardim, mas preciso de tampar a vista de fora para dentro,ficarei muito grata pela sua opinião. abraço Paula.

Marisa Lima disse...

Oi Paula,
já que vopcê tem uma cerca de tela, coloque uma bela trepadeira subindo na tela.
Pode ser jasmim (que lhe dará também perfume,tumbérgia, alamanda,amor-agarradinho. Todas essas ficarão belíssimas.
Boa sorte

Pedro Gregório disse...

Olá Marisa,
Comprei um lote de 800 m2. Só que o vizinho ao lado tem uma caixa d´agua "horrível", de uns 5 metros de altura, na lateral que dá para meu lote. Pensei em plantar alguma planta que pudesse crescer em linha reta, sem frondar para os lados, nem enraizar muito, de modo a minimizar a "poluição visual". Talvez plantar umas 3 mudas de álamo. Que lhe parece? Vc me sugere algo? Obrigado.

Registro de Marcas disse...

Que lindo,bem criativo,ameiiii.

Anônimo disse...

Olá Marisa, mto prazer....tenho uma chácara onde o solo em algumas partes é argiloso, barroso seco, e gostaria muito que voce me indicasse que tipo de flores posso montar meu jardim, o lugar é quente, mas o inverno as vezes provoca geadas, o pior é que há épocas de formigas cortadeiras o que devo fazer?
Um grande beijo

Vinha disse...

Boa Noite!!

Preciso te uma ajuda, ctem um imóvel em uma area de praia com solo arenoso e condição climática muito dificil, necessito fazer uma cerca viva, mas não sei com planta reagiria bem a este tipo de situação e que não necessite de muitos cuidados?

CRISTIANE - BH disse...

OI MARISA, HOJE VI SEU BLOG, PORQUE ESTOU NA INTERNET BUSCANDO UMA SOLUCAO PARA MIM, QUEM SABE VC PODE ME AJUDAR, COMPREI UMA CASA NA CAPITAL MINEIRA E TEM UM PREDIO DE 03 ANDARES DO LADO (NAO TEVE JEITO), ESTE LADO TEM UM CORREDOR DE TALVEZ UM METRO DE LARGURA, GOSTARIA DE PLANTAR ALGUMA COISA QUE FICASSE ALTA, PARA DIMINUIR A VISIBILIDADE E DEIXAR NOSSAS JANELAS VERDES, MAS TEM QUE TER BOM CRESCIMENTO E NAO PODE OCUPAR TANTO ESPACO -PENSEI NO ALAMO, MAS DESCOBRI QUE TEM QUE SER PLANTADO UNS 15 MTS DA CASA. PODE ME AJUDAR??? PARECE QUE TODAS AS CERCAS VIVAS SAO VOLUMOSAS!! E O QUANTO AO BAMBU, DIZEM QUE DEPOIS VIRA UMA PRAGA!! PODE ME AJUDAR??? BJS

Felipe disse...

oi marisa...entrei no seu blog pela primeira vez hj agora sei que volto a entrar mais vezes...minha duvida é, tenho uma chacara que é de esquina com muito verde e tal...mas toda sua volta ´´e aberta com cerca de arames, mas perco a privacidade, quero murar toda volta mas vai ficar muito caro, um cerca viva por toda volta ficaria bom e bem mais barato? o que vc me indicaria???
parabéns pelo blog

Elso - SP disse...

Olá Marisa...Pesquisando sobre paisagismo...encontrei seu Blog...que por sinal, fica claro que é uma grande profissional....
Gostaria de uma dica sua, tenho um vizinho que a janela dos quartos dele está em uma altura de 6,5 mts.. e com isso, ele consegue ver toda minha área de lazer como também boa parte do interior da minha casa. Me informarão que a Planta Podocarpus resolve isso, tanto na horizontal como na vertical por chegar a uma altura de 10,00 mts... Você acredita que é a solução, tem alguma outra sugestão?
Agradeço desde de já....Abraços Elso...

marlene disse...

..OLÁ ADORO TODAS ESTAS DICAS....PARABENS...EU TENHO UMA CERCA VIVA DE CEDRINHOS NA FRENTE DA MINHA CHACARA MAIS DEVIDO TALVES A PODAS MAL FEITA ACREDITO EU..A PARTE EM BAICHO AOS PÉS DO CEDRO FICA ABERTA ASSIM QUEM PASSA NA RUA PODE VER DENTRO GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGO QUE EU POSSA PLANTAR AOS PES DE CEDRO POIS SEI QUE É DIFICIL NASCER ALGO PERTO DO CEDRO...SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO..ABRAÇO

Isaac disse...

Olá!!! Em primeiro lugar parabéns, não entendo nada do assunto e a partir de ontem comecei a procurar na net e também fui em algumas lojas de jardinagem e paisagismo aqui de Niterói. Eu comprei um terreno de 12x30 em um condomínio fechado, que não aceita muros, sendo as divisões de terreno feita através de cerca viva.
Nas Lojas em que fui, me indicaram como a melhor opção a murta. Tenho dois cães me falaram que ela fecha bem.
Vcs acho que é isso mesmo ou tem outra opção melhor???

Grato desde já!!!

julianarezende80 disse...

Olá! estamos em busca de dicas de como deixar nosso quintal privado e bonito, moramos em um condominio onde a casa é ao lado de outra, e não temos muros, na verdade não podemos ter, mas pode ser feito algo com cerca viva, mas não faço nem idéia de como fazer. Se poderem deixar dicas. Agradeço!

Elena Viera disse...

Olá!! Parabéns pelo blog!!! Preciso de um conselho: Tenho uma casa de campo em Ibiúna-SP que é separada do vizinho por uma cerca viva de cedrinho. As árvores estão altas, com poucos folhas nas partes baixas, e queimadas do lado do vizinho. Ele propõe a substituição por gardênia (que entendo que inicialmente seja um arbusto baixo), mas preciso de arbustos que me dêem privacidade pois meu terreno fica aproximadamente 1,5m abaixo do dele. O que vc acha? Tem outra sugestão??? Bjs

Anônimo disse...

Marisa Lima, realmente vejo essa vegetação ideal, (Cedro ou Cedrinho) mas gostaria de saber o Nome correto na hora da compra, se tem na região de Mogi das Cruzes e se alguém souber o preço das mudas, agradeço antecipadamente.

Assad

adr.sodre disse...

Adriana RJ. Bom dia Marisa! E muito interessante o blog, parabéns. MINHa situação é o seguinte: vou morar em um terreno murado e estreito, ou seja a mminha porta lateral e janelas ficam para um corredor que tem aprox. 5m entre minha casa e o muro do vizinho que é baixo!
# A minha dúvida:ao plantar a MURTA como evitar que ela desgalhe para o lado do vizinho?
# Geralmente quando os galhos vazam para o vizinho esta manutenção ficaria por minha conta?
# Se colocasse junto ao muro , tela com furinhos bem pequenos evitaria o estravasamento dos galhos para o outro lado?
Desde já agradeço atenção!!!!Bjs..

Bola Balão disse...

OI GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO COMPRAR AS SEMENTES DE CEDRINHO, POIS QUANDO FALO TODOS OLHAM COMO SE TIVESSE FALANDO ALGO DE OUTRO MUNDO.

bianousa disse...

ola Marisa ,meu nome e Fabiano ,primeiro parabens pelo seu blog , esta sendo muito aproveitoso , obrigado , agora vem o pedido rsrsr , tenho uma chacara no interior de minas , sao + ou - 300 metros de cerca ( ja esta toda cercada de arame ) o que voce me sugeria para planta e formar um muro que atinja + ou - 2.5 metros de altura e que bloqueia a visao de fora pra dentro , muito obrigado,

Celso e Sandra disse...

Achamos muito linda a cerca viva com treliça, vamos colocar em nossa casa de campo cujo o condominio não permiti muro de alvenaria e a casa por ser de esquina não tem nos permitido privacidade, onde poderia encontrar esta cerca pronta ou tenho de mandar fazer. Necessito tambem das murtas com 2 m, para 50 metros de muro.

Simone disse...

Olá boa tarde..
Gostaria de parabenizar o blog..realmente com muita informações que nos favorece..bom moreo em SP minha mãe é sindica de um condominio e nos estamos reformando a fachada do condominio.. Gostaria de colocar cerca viva na entrada +- uma area de 25m. Porém tenho muitas duvidas quanto ao plantio e tipo de cerca viva..Não gostaria de errar.. Já que iremos faze um investimento e ter q aguardar seu crescimento (que não é pouco) rs.. Agrade desde já.. e muito obrigada..

marcio disse...

Parabens Marisa pelo blog.
Seguinte: Tõ começando a produzir mudas de cerca viva.
Comecei com sansão do campo , por ser mais fácil para um iniciante como eu,porem quero me especializar em mudas de cerca viva.
Aonde compro semente e consigo informações?

Claudio disse...

Olá .

Tenho um sitio pequeno e gostari de fazer tudo em volta de minha casa em um raio de 30 m aprox. de cerca viva. Sera que se eu fizer de MURTA fica bom?

Sds.

Iamara disse...

Tenho uma cerca viva de cedrinho que foi plantada ha mais de 20 anos.Há dois anos, plantei nos cedrinhos uma trepadeira com flores, ficou lindo mas percebi que estava matando os cedrinhos, resolvi tirar a trepadeira mas alguns cedrinhos sentiram muito ficando com alguns galhos completamente secos. Será que consigo recuperá-los? abçs Iamara

alex disse...

cerca viva é lindo quero fazer uma na minha casa na fazenda mas não sei
que especie usar.

janaina disse...

ola,
gostaria de fazer uma cerca viva de sansão do campo,sera que conveniente?

Kelly disse...

Olá Marisa.

Tenho uma chácara em Bragança e gostaria de plantar cerca viva, mas não sei qual utilizar. Você pode me dar algumas sugestões?
Não quero plantas com espinhos, para não ferir os animais, quero uma cerca que fique bem fechada, para termos privacidade e não entrar animais de fora e os nossos não fugirem, pode ser com aroma e que atraia pássaros. Gosto muito da mil cores, ela pode ser usada como cerca viva? Por favor me dê suas sugestões.

Obrigada.

Kelly

Cláudio disse...

Olá Marisa, boa tarde, gostaria de parabenizar pelo blog, gostaria muito de uma opinião sua, estou acabando de fazer minha casa no inerior de minas em crucilandia, tenho uma vizinha gente boa do lado da minha casa, gostaria de fazer uma cerca viva do lado sem incomoda-la, o que vc me sugere? muito obrigado que Deus te abençoe. Se puder mandar a resposta por imail ficarei satisfeito, abraços.

Marcos Rezende disse...

Olá, tenho de plantar murta para ter maior privaciade em meu jardim e areade lazer e gostaria de saber, qual distancia para plantar e como proceder quanto as regas diarias e adubagem para ter um crescimento rapido e evitar a perda de folhagens.

Muito obrigado,

Marcos Rezende.

Mariana da Comparação de Preços disse...

Estas cercas são, sem dúvida, uma ótima idéia, além de serem lindas!

Unknown disse...

Oi, bom dia. Tenho uma chácara e busco uma cerca viva que cresça bem alto e que feche bem. Não tenho noção nenhuma de variedades. Busco ajuda de vocês.
Qual tipo seria ideal para barrar poeira da estrada e ruidos dos carros.

Desde já agradeço e um forte abraço.

JOÃO ANDRÉ 1 ! !

Anônimo disse...

Oi tenho muro em tijolo a vista na faixada da minha casa. Quero saber se posso plantar cercas vivas no muro e o que tenho que passar nele, como um ipermeabilizante pra não apodrecer com a umidade...Desde ja agradeço.

Anônimo disse...

BOA TARDE,

COMPREI UM TERRENO DE 800 M² NO INTERIOR PRÓXIMO AO LITORAL DO CEARÁ. SERÁ POSSÍVEL DE MURA-LO SEM USAR O MURO PADRÃO DE TIJOLOS? COLOCAR UMA CERCA APROPRIADA PARA A CERCA VIVA CRESCER PARA FAZER OS MUROS DO LOTE JÁ QUE SÓ PRETENDO ME MUDAR PARA ESTE IMÓVEL DAQUI A 4 ANOS?

OBRIGADO. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG.

THYAGO MESQUITA.

Marcia disse...

oi Marisa,
Eu tenho um sitio onde plantei cedrinho para fazer uma cerca viva, porém acho que não podamos direito e ele está muito feio, com as folhas em baixo secas.

Eu vou ter que retirá-lo e estou pensando em colocar esponjinha no lugar ou plantar novamente o cedrinho.

Qual você me indicaria? qual fecha melhor?

Anônimo disse...

Marisa,
Parabéns pelo seu blog; muito informativo.
Eu gostaria de te pedir informação sobre que tipo de vegetação (arbusto e/ou cerca-viva) que devo plantar em minha casa. Eu tenho um muro baixo (1.30m) nos fundos da minha casa; eu já tenho alguns coqueiros plantados do lado de fora do muro mas gostaria de algo que fechasse a vista de fora para dentro da minha casa. Eu gostaria de algo que atingisse em torno de 2 metros de altura e que não ficasse uma vegetação muito larga como cedrinho. Se puder ser algo com flores, melhor ainda.
Eu moro numa região bem quente e tropical. aqui é verão quase que o ano inteiro.

Renata disse...

Ola, tudo bem com voce?
Adorei seu blog e estou sempre por aqui conferindo as novidades...
O que voce recomendaria para servir de cerca viva nos alambrados de um aeroclube que tem 5m de altura e uns 1200m de extensão e que bloqueie totalmente a visão externa?
Abraços!
Renata.

Gabriel Z disse...

Olá Marisa, dizem que a Murta é hospedeira de inseto que ataca cítricos; seria um grande problema utilizá-la no meu sítio em toda extensão? Tenho alguns cítricos.

HILDETTE DESANI disse...

oi Marisa, estou consruindo a estrutura da minha chácara, comprei mudas de cedrinho para plantar perto do alambrado para segurar vento poeira etc, gostaria de saber qual a distancia que planto entre uma muda e outra!
Obrigada.

TATIANE CRISTINA RIBEIRO disse...

Boa noite , Marisa.
Moro numa chacara numa cidade do interior de SP, onde faz muito frio no inverno . Tenho cerca de alambrado a volta td do terreno que tem de 300 a 400 m de extensao.
E gostaria de fazer uma cerca viva pra tampar a visao dos visinhos , pois no verao faz muito calor e quero aproveitar a pisicinha dos meus filhos que sao 3 de 9a, 4a e 3a, e tambem de impedir que meu terreno seja invadido por gatos e cachorros que fazem buracos na tela.
Qual planta poderia usar ? E como fazer essa distribuiçao pela extensao da cerca. Aguardo seu contato , Grata Tatiane Cristina Ribeiro

nosrevelC disse...

Oi, ótimo blog, gostei muito das publicações e ainda mais dos comentários e dicas postados nas perguntas. Por isso queria perguntar também um detalhe : temos um cachorro de raça pequena, quero fechar o terreno todo com cerca viva, existe alguma varieadade que fecharia mesmo o terreno e impediria o cachorro de sair do terreno? é válido fazer um gradil (com grade soldada por exemplo) e plantar cerca viva dentro e fora da cerca de arame para fechar o visual?? desde já obrigado pelas respostas, ótimas publicações!!!