sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Plantas e vasos para dentro de casa



[Por Marisa Lima]



Olá!

Algumas plantas, além de entregarem rara beleza, se adaptam perfeitamente a ambientes internos. Vamos falar um pouco sobre essas espécies.

Samambaias, chefleras, fícus, palmeira-areca e outras variedades muito bonitas estão sempre na moda e podem ser utilizadas constantemente.

Mas as novidades no mundo do paisagismo não param nunca. Atualmente estão na moda as plantas escultóricas. São espécies como a Sansevieria cylindrica (lança de São Jorge) e a Beaucarnea recurvata (pata de elefante). Entre os queridinhos da vez também estão a dracena arbórea, os cactus e a Cyclanthus bipartitus (Mapuá).


Da direita para a esquerda: Beaucarnea recurvata, dracena arbórea, cactus e mapuá.

Outras espécies que aparecem bem cotadas são as palmeiras, por se adaptarem bem ao ambiente interno: chamaedoreas, licuala e ráfis.


Palmeiras chamaedoreas e licuala.

A pleomele é outra que vai bem dentro de casa, principalmente a de cor verde (temos também a variegata).

Pleomele verde.

Um erro comum é manter bambu mussô dentro de salas. Como ele precisa de sol pleno para sobreviver, em pouco tempo fica seco por completo.

De maneira geral, as plantas de interior não necessitam de sol pleno, mas sim de claridade. Procure colocá-las sempre perto de janelas ou portas de vidro. Um truque para saberm se a claridade é adequada é tirar uma foto do local onde vai ficar a planta. Se a máquina disparar o flash é sinal de que não há luz suficiente.

E falando de plantas internas, não poderia deixar de citar os vasos, que também têm suas tendências e modas.

O melhor vaso é sempre o de barro, pois mantêm a terra aerada. Caso você ache que é uma opção muito rústica e que não combina com sua decoração, a solução é escondê-lo em um cachepot, que pode ser de vidro. Basta preencher o vão entre o vaso e o vidro com casca de pinus, pedriscos ou carvão.

Podemos também usar um cachepot de palha. Há opções charmosíssimas no mercado.

Por fim, estão em alta também vasos em cerâmica de alta temperatura. Alguns são importados do Vietnã (foto), mas já temos opções fabricadas aqui no Brasil.



E há, é claro, os vasos de cimento, com diversas formas para agradar a todos os gostos.

Escolha sua planta, seu vaso e boa sorte!

19 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marisa,
estava mesmo precisando por umas plantas no meu novo apartamento e você esclareceu todas as minhas dúvidas.
Gostei muito.
Um abraço
Danielle

Marisa Lima disse...

Oi, Danielle.

Fico feliz em poder ajudá-la.

Um abraço,
Marisa Lima

Cammila disse...

Marisa, vc indica algum fabricante específico de vasos?

Obrigada!

Marisa Lima disse...

Oi, Camilla.

Não sei a sua cidade para lhe indicar um fabricante de vasos. Na hora de escolher, no entanto, veja se ele é resistente, adequado para o tipo de planta que você vai usar e se não apresenta defeitos.

Antes de plantar, faça uma boa drenagem, colocando um pedaço de manta de bidin no furo de drenagem do vaso, uma camada de cinazita ou brita e só depois o composto de terra adubada misturada com argila e areia de rio lavada. Também na proporção correta para cada planta. Peça esta indicação para o profissional que estiver lhe atendendo.

Um abraço!
Marisa

Anônimo disse...

METADE


EU PERCO O CHÃO, EU NÃO ACHO AS PALAVRAS...
EU ANDO TÃO TRISTE! EU ANDO PELA CASA...
EU PERCO A HORA, EU CHEGO NO FIM.
EU DEIXO A PORTA, ABERTA, EU NÃO MORO MAIS EM MIM...

EU PERCO AS CHAVES DE CASA, EU PERCO O FREIO!
ESTOU EM MILHARES DE CACOS EU ESTOU AO MEIO.
ONDE SERÁ! QUE VOCÊ ESTÁ, AGORA?











GRADINE

Anônimo disse...

Onde posso comprar ou alugar um cachepot de palha no Rio de Janeiro?
É para decorar um casamento.
Obrigada desde já!

SEU JARDIM SECRETO EM CASA disse...

ola gostei muito de conhecer este blog pois eu estou no brasil sou fabricante de formas para vasos de cimento decorados em pedras e estou fazendo vasos diferenciados para o mercado e gostaria que pessoas me dessem ideias de produtos e so me mandar e eu faço um grande abraço a todos augusto paiva fabricante de vasos grandes pequenos mini e medios meu email é ferciment@hotmail.com

Camila Ventura disse...

Olá, gostaria de uma sugestão!
Que planta poderia colocar num escritório. A sala é bem gelada no inverno e no verão, utilizamos ar condicionado. Existe janela, logo boa claridade.
No aguardo de sua ajuda/sugestão!
Grata,
Camila Ventura - Jundiaí/SP

merys disse...

Ola, Camila.
Gostaria de saber quem são os fornecedores de vasos tipo vietnamitas , mas fabricados aqui no Brasil.Sou de Araras-SP.
Grata

Merys

Rose Antonelli - Paisagista, Brasília DF. disse...

Caríssima Marisa. As sugestões da moda foram preciosas, mas sinto-me insegura em adquirir essas espécies, que não são baratas. Eu precisaria ter uma idéia do tempo de vida delas em hall de escritório, com ar condicionado e somente luz fluorescente. 3 meses? 3 anos? Você poderia dar essa noção? Aguardo e mando uns abraços!!!

Rose Antonelli - Paisagista, Brasília DF. disse...

Caríssima Marisa. As sugestões da moda foram preciosas, mas sinto-me insegura em adquirir essas espécies, que não são baratas. Eu precisaria ter uma idéia do tempo de vida delas em hall de escritório, com ar condicionado e somente luz fluorescente. 3 meses? 3 anos? Você poderia dar essa noção? Aguardo e mando uns abraços!!!

Anônimo disse...

gostaria de saber como eu posso decorar a recepção da empresa que eu trabalho vamos comprar um vaso daqueles de vidro e queria saber qual a melhor planta para ficar em ambiente fechado sem luz do sol e estamos querendo decorar com pedras é viavél quero sua dica por favor Francyele

Adriana disse...

Caros amigos, colocar pedras sobre os vasos prejudica no desenvolvimento das plantas? A terra precisa respirar?

Anônimo disse...

Olá Marisa
Voce poderia me dizer onde encontro vasos tipo vietnamita com preços melhores?
OBrigada

Priscila disse...

Ola...lindo esse blog gosto muito de palntas e to precisando de umas dicas minha zamiocuca não esta nada bem.Acabei de chegar da uma passada no meu blog.
Bjos

Priscila disse...

Olá...amei seu blog

Alex disse...

Olá Marisa.
Parabens pelo seu blog.
Sou do interior do Rio Grande do Sul,tenho uma loja de paisagismo e gostaria de saber onde consigo comprar vasos de ceramica vietnamita com bom preço.
Obrigado

Anônimo disse...

Gostei muito da dica, mesmo sendo uma postagem antiga, é bom ter encontrado esse tipo de ajuda. Obrigado.

Márcia disse...

Parabéns pelo blog!!! Sou do Rio De Janeiro e gostaria da sua ajuda. Você conhece algum lugar que venda vasos enormes desses que tem nos shoppings? Obrigada!!