quarta-feira, 2 de julho de 2008

Árvores em calçadas: dicas para não errar



[Por Roberto Riscala]


Olá, amigos leitores!

Como temos recebido perguntas sobre plantio de árvores em calçadas, vamos tratar do tema aqui. Para todos aqueles que querem contribuir com a natureza fazendo sua parte!

A calçada, apesar de estar na frente da sua casa, é uma área pública.

Por isso, o cuidado na escolha da espécie correta é fundamental.

Árvores erradas, plantadas em locais inadequados, podem causar sérios problemas, tais como entupimentos de calhas, rachaduras no muro, problemas na rede elétrica e telefônica.

Em calçadas, deve-se sempre optar por árvores cujas raízes se desenvolvem para baixo. Isso para que, com o tempo, elas não entortem ou destruam o concreto do passeio.

É preciso levar em conta também a largura da calçada, a distância das casas e a existência fiação elétrica ou telefônica.

Se os fios dos postes na sua região não são altos, não adianta plantar um enorme Jacarandá embaixo. Ele acabará sendo retirado quando atingir um tamanho que ameace a segurança.

O mesmo problema de espaço acontece em calçadas muito estreitas. Uma espécie grande, depois de alguns anos, acabaria impedindo a circulação.

Verificados esses itens, a escolha ficará vinculada ao conhecimento do porte da espécie.

Árvores de pequeno porte:
Resedá (Lagerstroemia indica);
Pata-de-vaca (Bauhinia variegata);
Manacá (Tibouchina mutabilis);
Quaresmeira (Tibouchina granulosa) - foto 1.

Árvores de médio porte:
Acácias em geral (Acácia mearnsii, Acacia podalyriifolia e demais);Escova de Garrafa (Callistemon viminalis);
Grevilha (Grevillea robusta);
Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha) - foto 2.

Árvores de grande porte:
Ipê roxo e rosa (Tabebuia pentaphylla e Tabebuia avellanedae);
Pau- formiga (Triplaris brasiliana);
Jacarandá (Jacaranda mimosaefolia) - foto 3;
Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides).


E há também as espécies que você deve evitar em calçadas:
Fícus ou qualquer outro tipo de Figueira (Ficus benjamina, Ficus benjamina variegata etc.);
Flamboyant (Delonix regia);
Paineira (Chorisia speciosa).


Se você tem mais idéias ou dúvidas sobre o assunto, coloque aí nos comentários! Sempre lemos todos, e eles acabam virando temas para novos posts.

Abraços!

49 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações Roberto. Adorei conhecer as espécies!

joelma disse...

bom dia estou em duvida o que plantar na frente da minha casa a frente tem +- 6 mts de comprimento estou em duvida ente o reseda e o manaca oque vc me indicaria e pq

Anônimo disse...

Caro Roberto, tenho um sério problema. Ignorantemente plantei um Ficus benjamina no meu jardim... Atualmente ele está com aproximadamente 4 mts de altura. Fiquei assustada quando li que ela pode atingir até 10 mts de altura. Gostaria de retirá-la para levar e plantar em outro local. Isso ainda é possível, sem matá-la? Qual é o provável tamanho de suas raízes no momento? O sistema radicular desta planta cresce para os lados ou para baixo? Será que já posso ter prejudicado a estrutura da casa uma vez que ela está a uns três metros do canto da mesma?
Te agradeço se puder me passar estas informações o quanto antes!
Abraços

Roberto Riscala disse...

Caro anônimo,

Ficus é problema. Sua raiz é do tamanho de sua copa e cresce para todos os lados: elas são terríveis.

Um ficus grande não é caro, mas o seu trasplante, sim.

Sugiro retirá-lo imediatamente e plantar algo mais leve, como um resedá ou sibipiruna.

Sobre a estrutura, só um engenheiro poderá dar essa certeza.

Grato por ler o blog.

Abraços!

Carla Lidiane disse...

Olá Roberto gostaria de saber se existe alguma espécie de fícus q possa ser plantada em calçada,pois já vi em alguns lugares q não estourou a calçada.
Obrigada!

robinho disse...

sensacional as informações, posso plantar quaresmeira na minha calçada de 2 m por 30 m qual a distancia entre elas?

Anônimo disse...

Olá Roberto

Onde consigo muda do Ficus, aquele de folhas brancas? Vc tem informações dele? Muito boas suas dicas!! abraço! Luiz

Anônimo disse...

Olá ..
Gostaria de saber se a policia ambiental faz avaliações para constatar se é a arvore a causadora da rachadura no muro.
Ela está localizada em nosso terreno, à exatos 2m do muro, é uma jaqueira,que não se esparramou, podemos dizer que ela é "magra", sem raízes aparentes...que só agora começou a dar frutos... e os vizinhos colocaram em suas mentes que ela é a única razão da rachadura,sem ter sido feita uma avaliação profissional e consistente, e querem que a gente corte a árvore.
Ficaremos muito agradecidos se você puder nos ajudar.
Vivi.

Wagner disse...

gostaria de uma orientçao.
tenho varios ficus plantados na minha calçada no interior,que é toda gramada.o muro esta rachando.
e a casa está com varias trincas.
há como removelás e plantar em vaso
sem que elas possam morrer.

Anônimo disse...

Prezado Roberto,
Adquiri um terreno com um pau-brasil há cerca de 2 m da casa. As raízes do pau-brasil são do tipo que crescem para baixo ou para os lados? oferecem algum risco para a construção? Li num site que as vagens do pau-brasil são espinhosas. Esses espinhos representam um transtorno muito grande para se manter um pau-brasil num gramado ou jardim?
Grato pela atenção.
José Climério S.Souza - Brasília

[Por Roberto Riscala]


Olá, amigos leitores!

silvana disse...

Olá Roberto,

Gostaria de saber se esse tipo de ficus possui algum perigo de causar intoxicação. Os seus frutos, por exemplo...
Quais os verdadeiros sintomas, caso se alguma criança ingerir o frutinho?
Obrigada!

Anônimo disse...

ola, em que cidade está localizado este ipe roxo da foto em que aparece no seu blog.ele é extremamente lindo.
obrigada Aurilene

Anônimo disse...

Você poderia me dizer qual a melhor época para plantar na minha calçada uma árvore de pequeno porte?Manacá, por. ex,.

Grata / Sonia
lapinha@globo.com

Pedro Gregório disse...

Olá Roberto,
Não se trata bem de calçada, mas espero que possa me ajudar. Comprei um lote de 800 m2 e o vizinho tem uma caixa d´agua "horrível", de uns 5 metros de altura, na lateral que dá para meu lote. Pensei em plantar alguma planta que pudesse crescer em linha reta, sem frondar para os lados, de modo a minimizar a "poluição visual". Vc me sugere algo que não comprometa a estrutura do muro? Obrigado.

Amanda Recchi disse...

Adorei as dicas das árvores de pequeno porte,vou plantar as quaresmeiras aqui na empresa que trabalho.Só tenho uma dúvida,qual espaço devo dar entre as árvores de quaresmeiras?

Anônimo disse...

Gostaria de saber se fica feio fazer a calçada inteira com a pedra lagoa santa. Detalhe: a calçada é de 4 mts de largura.
E não queria plantar grama para não dar trabalho no dia a dia.

elza disse...

Boa noite, gostaria de fazer uma pergunta, plantei uma semente de flamboyant agora esta + ou - 1,50 altura só que foi no vaso grande, ela ja esta com flor as folhas da parte de baixo estão todas amarelas, o que pode estar acontecendo, ela esta no ar livre sol chuva, aguardo resposta obrigada Elza.

angela disse...

Olá, preciso de uma dica. Temos uma escola e colocamos dois tipos de pisos, uma parte ficou concreto e a outra parte ficou piso de peneu, gostariamos de saber qual o melhor tipo de arvore para piso de concreto, preciso de uma médio porte, o que você me sugere?

obrigada

Angela

Anônimo disse...

Olá Roberto,moro num condomínio em Aracaju-SE e estamos reformando a calçada. Gostaria de plantar algumas árvores nela mas alguns moradores são contra dizem que a calçada é estreita e que vai atrapalhar a passagem das pessoas, dos cadeirantes, dos carrinhos de bebê etc. Eu sei que a calçada não é larga ela só tem 1,40 m a árvore vai ficar no quadrado de 40cm² e vamos colocar a manilha para evitar a rachadura,
porém já entrei em contato com o engenheiro ambiental da prefeitura e ele se ofereceu para plantar o NINN e cuidar da podação só vamos ter de o trabalho de molhá-las, mas mesmo assim as pessoas estão resistentes ao plantio. Qual a sua opinião quanto a largura da calçada (as calçadas de Aracaju são praticamente dessa largura)e como convencer as pessoas que precisamos mas de verde no nosso planeta? Obrigado pela atenção espero uma resposta urgente.

Tairone disse...

Roberto,

Gostaria e plantar 4 árvores na calçada de minha casa... o terreno tem 26 metros de comprimento e a calçada 2,5 metros de largura... Contudo, o esgotamento sanitário não passa pela rua e sim na aludida calçada, junto ao meio-fio... a fiação elétrica passa do outro lado, ou seja, sobre a calçada da residência da frente de minha casa... assim, quais espécies seriam indicadas para o plantio, levando-se em consideração a tubulação do esgoto que passa em minha calçada? Eu pensei em plantar alguma árvore de pequeno ou médio porte dentro de uma manilha de cimento, enterrada na calçada, para forçar o crescimento das raízes para o interior do solo, a fim de não prejudicar a referida tubulação que deve estar a uma profundidade de aproximadamente 50 a 60 cm... Estou certo? Quais espécies seriam indicadas?

A rosa disse...

Boa noite, Roberto!
Tenho uma pequena chácara no interior da bahia, chapada diamantina, onde o sol brilha "di cun força" quase o ano todo. Nao vou plantar uma árvore de medio porte, um jacarandá, na calça, mas perto da casa. Qual a distância segura?

RICARDO ALEXANDRE MICIANO disse...

OLÁ, TRABALHO COM ARBORIZAÇÃO URBANA A MAIS DE QUINZE ANOS, E ESTOU PRESTES A ME FORMAR NO CURSO DE TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE PELO SENAC.
RESIDO EM JABOTICABAL INTERIOR DE SP,NOSSO MUNICÍPIO À POUCO TEMPO RECEBEU A CERTIFICAÇÃO OU SELO DE MUNÍCIPIO VERDE E AZUL, UMA DAS DIRETIVAS É EXATAMENTE A ÁRBORIZAÇÃO URBANA QUE CLASSIFICO DE IMPORTÂNCIA EXTREMA, POIS SÃO INÚMEROS OS BENEFÍCIOS GERADOS POR ELA.GOSTARIA DE APROVEITAR A OPORTUNIDADE E SUGERIR ALGUMAS ESPÉCIES QUE SE ADAPTAM BEM AS CIDADES, SÃO ELAS;CALICARPIA, ASTRAPÉIA,CEREJA DO RIO GRANDE,ESPIRRADEIRA, CHAPÉU DE NAPOLEÃO,CORAÇÃO DE NEGRO, ENTRE OUTRAS VALEU.

Anônimo disse...

Roberto,
Todas as arvores que plantei na calçada morreram,ontem descobri o motivo,o solo mina agua, qdo.mais cava mais agua.Gostaria de algumas sugestões do que pode ser feito a respeito desse problema,e qual arvore seria melhor.Moro em Barreiras-Ba e aqui é muito quente o ano inteiro.
Grata

Rosely disse...

Boa tarde Roberto, comprei uma casa em Arapongoas/PR e gostaria de saber qual arvore você me indicaria para plantar na calçada e que desse sombra porém como venta muito nessa região não dá pra ser a sibipiruna ou qualquer arvore semelhante, poi cai muita folhinha e é difícil de manter a calçada limpa.
Grata pela atenção.

BT disse...

Boa tarde Roberto; moro no interior de SP, quero plantar duas arvores em frente a minha casa que esta em construção. Gosto muito da "Escova" e do Jasmin-manga (pink).
O que acha?

lord sauron disse...

nossa muito bacana o site!

olha eu to co uma dúvida:
minha casa bate sol o dia todo (fica muiiiito quente) então pensei em plantar alguma árvore -Não Frutífera- pra aliviar o problema. mas tem de ser perto do muro e precisa ter raiz profunda pode até ter a copa alta. vcs tem alguma sugestão? to apaixonada por esse Jacarandá e pelos Ipês, mas não sei se serve... ahhh sem querer explorar já sufocando (rsrsrs) tem alguma que cresça bem rápido? tipo pra esse verão 2010 já estar média?
gostei mesmo do blog já estou seguindo!

Anônimo disse...

Bom dia, estou pensango em plantar uma arvore na calçada de minha casa e me indicaram o FEDEGOSO. Posso confiar? Andei lendo que a semente que cai dele possui um odor desagradavel.

Anônimo disse...

Bom dia
Tenho uma arvore que levantou a calçada...Framboyant...as raizes estão expostas...vou arrumar a calçada....o que faço para não levantar a calçada novamente...
Agradeço a atenção

Anônimo disse...

Oi,Roberto.Amei o seu blog.Eu moro em Fortaleza Ceará tenho pesquisado sobre a Quaresmeira que é de pequeno porte e muito linda!+ será que eu encontro ela aqui na minha cidade?E se eu encontrar ,será que ela vai se adaptar ao clima?Eu quero colocar ela na minha calçada.Até agora vi muitas fotos + ñ tive muita informação a esse respeito.Se vc puder me ajudar...eu agradeço!

Júlia

Maria Helena disse...

olá Roberto gostaria de saber sobre a raíz da aroeira pimenteira se ela
destroi calçadas ,obrigada.

elizete gaspar disse...

Bom dia,
Obrigada pelas informações...mas gostaria de saber se a árvore do nim pode ser plantada na calçada, se sua raiz não vai causar nenhum problema

DELMA disse...

QUAL É A DISTÂNCIA CORRETA DE DEVO PLANTA A ÁRVORE FICUS DE UMA RESIDÊNCIA EM SÍTIOS. DELMA

Carlos disse...

Ola Roberto, tudo bom?
Eu tenho uma duvida pq estava interessado em plantar uma arvore no meu quintal de medio porte, porem o local eh muito proximo da estrutura da casa, logo eu precisava de uma que suas raizes se desenvolvessem para baixo.
Antigamente tinha no local uma Callistemon viminalis, porem tive que retira-la, pois suas raizes estavam comprometendo a estrutura da casa e a estava quebrando o concreto do quintal.
Gostaria muito que essa nova arvore nao tivesse frutos ou folhas muito pequenas (para facilitar na limpeza).
Teria como voce me indicar uma especie por favor?
Agradeco muito!!!
Muito obrigado, Carlos.

Verena disse...

Olá Roberto,

Gostaria de plantar a árvore indiana nin (neem) em meu jardim, devido a todas os seus benefícios, porem não gostaria que crescesse muito... aproximadamente de 5 a 7 metros. É possível barrar o crescimento da Nin? o que devo Fazer?
Obrigada,
Verena
Salvador-Ba

Anônimo disse...

onde encontro mudas para plantar

thita disse...

Olá, gostaria de saber se posso plantar neem no meu jardim, é adeguado?

Rui Santos disse...

Roberto,
Possuo em minha casa de campo um terreno com 3,00x5,00m e nele plantei uma goiabeira, situada a 1,5m da parede dos fundos da casa.
Há algum perigo de suas raízes interferirem na estrutua do imóvel?

Geraldo disse...

Caro Roberto tenho um estacionamento em frente a minha casa com as dimensões: largura-12m, comprimento-11m, plantei 03 pés de nim porém suas raízes estão quebrando o cimentado, qual arvore devo plantar para dar sombra a frente da minha casa que a sua fachada fica a 01m de distancia do estacionamento, não tenho problema com fiação, só com a quebra do cimento e que não suje muito, aguardo sua ajuda e já lhe agradeço.
Att.
Geraldo Sousa.

Ana Anjos disse...

Olá Roberto, descobri que tenho um pé de canela nascendo próximo ao muro do meu jardim. Gostaria de planta-lo na calçada, mas o local disponível fica em frente a um poço que tenho no jardim. Gostaria de saber se sua raiz é agressiva ou se cresce para baixo. Obrigada, Ana Cláudia Anjos

Anônimo disse...

Olá,meu marido comprou uma muda de Figo e plantou no muro,é perigoso?podemos planta-la em vaso(qual tamanho),ou tem como dominar suas raizes para não invadir a casa vizinha?Moro no interior de Pernambuco.Obrigada.

Anônimo disse...

olá, quero plantar uma árvore na minha calçada, que faça sombra e que não faça muita sujeira e de pequeno porte, o que vc me sugere. Obrigado.Erika

Laboratoriando disse...

Boa Noite,

Tenho vontade de plantar uma árvore frutífera no quintal, mais precisamente "carambola". Não achei informação se sua raíz é profunda (tenho cisterna no quintal)e se realmente é de porte médio. Tem alguma sugestão?
Muito Obrigada!!
Patrícia (Cabo Frio - RJ)

airam sales disse...

oi legal tuas dicas ....minha calçada tem 20 m comp,2m de largura... queria arvores com 5m a 7m de comprimento e que; nao caise muitas folhas e florecece;;;muito agradecida thau

Anônimo disse...

Gostaria de saber sobre a arvore de canela.
Tenho uma plantada a 1m proximo a casa tenho duvida sobre suas raizes e sua poda.

Anônimo disse...

Ola roberto.
Gostaria de saber se as raizes de um pé de canela perto de casas pode atingilas a mais ou menos 1 1/2 de distancia.

Jhon Helder disse...

tenho a mesma dúvida: moro em Fortaleza Ceará . será que eu encontro ela aqui na minha cidade?E se eu encontrar ,será que ela vai se adaptar ao clima?Eu quero colocar ela na minha calçada.Até agora vi muitas fotos + ñ tive muita informação a esse respeito.Se vc puder me ajudar...eu agradeço

Anônimo disse...

caro amigo plantei um nim no meu jardim por conta da sombra,vc acha que ele poderá prejudicar minha casa pois esta a uns 3 metros da estrutura se o nim não for apropriado me indique uma arvore pra jardim que forneça sombra, obg desde já.

Anônimo disse...

boa tarde tenho interesse em plantar algumas dessas arvores de pequeno porte na sala da minha casa seria possivel

taniacosta COSTA disse...

Gostaria de plantar a árvore indiana nin (neem) na minha calçada, devido a todas os seus benefícios, porem não gostaria que crescesse muito... aproximadamente de 5 a 7 metros. É possível barrar o crescimento da Nin? o que devo Fazer?
Obrigada,
Tania