quarta-feira, 12 de março de 2008

Piscinas de águas verdes



[Por Leo Laniado]


Gosto de águas verdes! Verdes e escuras. Águas que dão a sensação de ser correntes, frescas de nascentes, dos rios que cortam a mata.

Piscinas ou espelhos d’água escuros parecem frios e cheios de vida. Piscinas verdes tornam-se espelhos d’água, refletem a vegetação ao redor e as nuvens no céu.

Piscinas verdes são particularmente bonitas no campo ou na montanha, onde a natureza já é verde.



E há algumas boas maneiras de se obter águas em tons verdes.

A primeira, claramente, seria usar como revestimento da piscina uma pastilha de vidro ou um azulejo verde.

Pode-se, também, deixar a piscina na cor do cimento queimado cinza, que dará um tom verde à água.



Uma combinação feliz é usar uma pedra de tons amarelados - como pedra Madeira ou “Moledo do Guarujá” - em uma ou duas paredes laterais da piscina e revestir o resto com uma pastilha azul cobalto ou azul escuro. Essa combinação irá resultar numa cor verde azulada cristalina.



As piscinas escuras, espelhando a paisagem ao redor, levam o olho a enxergar a superfície refletida. Já as piscinas claras, mesmo com uma água limpa e cristalina, remetem imediatamente ao fundo.

Para algumas pessoas, esse efeito de não enxergar imediatamente o fundo de uma piscina escura é desconcertante. No entanto, uma piscina bem tratada será sempre transparente e, com o tempo, o olhar será treinado para ver tanto a superfície quanto o fundo.

Nos próximos posts, trataremos de piscinas com “fundo infinito”.

Até lá!

12 comentários:

Anônimo disse...

Leo,

o aspecto natural dessas piscinas é incomparável.

Suas dicas estão bem legais, continue assim.

Anderson.

Portal de Piscinas disse...

Gostei da matéria...parabéns

Festas em Salvador disse...

Parabéns, pela criatividade.

Amei.

Anônimo disse...

Ola. Adorei o comentario sobre o fundo verde de piscinas. PArecia uma poesia. Eu estava na duvida sobre a cor da pastilha. nao queria nada azul pois sera no meio da mata. Pensei em verde escuro e fiquei com medo. Agora, ja nao tenho mais. Obrigada
Carmem

rafaposa disse...

Olá, primeiramente parabéns pelo comentário. As dicas são ótimas. Como sou leiga neste assunto, me surgiu uma dúvida: como é feita uma piscina com revestimento de cimento queimado? O procedimento é o mesmo feito em piscinas de azulejos e o que muda é o acabamento, que é substituído pelo cimento? Se puder me auxilar... agradeço desde já.

Anônimo disse...

Ola, tenho a mesma opinião das piscinas verdes e agora que estou construindo achei seu artigo. Claro, adorei e vou experimentar sua dica com as pedras amarelas e fundo azul cobalto. Que ideia!!!!! Abs. Ana Paula

nilson disse...

estou pensando em construir uma piscina,e estou planejando faze-la redonda,mas as paredes ,quero fazer com tijolos, sera que o peso ga agua nao sera muito ,a medida e 5,00 de raio e 1,80 profundidade alguem me ajude

Juliano disse...

O ideal é construir uma piscina com vinil. Pode ser feito em qualquer formato e possui uma variedade grande de cores. Veja no site piscinasflorianopolis.com.br

Piscinas disse...

Artigo muito bom! Verde é minha cor favorita mesmo, é mais difícil para ver quando está suja e fazer a limpeza da piscina , mas é bem mais bonito! :)

Otávio disse...

Nossa, essas piscinas naturais sao realmente muito bacanas.

Queria saber se dá muito trabalho cuidar delas. Aliás, o custo de uma piscina natural é muito alto?

Abraços
Otávio
Habitissimo Brasil

adburitis disse...

Muito boas as dicas. Caso alguém queira mais informações, acesse www.alpino.ind.br

Limpeza de Piscinas em bh disse...

Muito show de bola! Gostei mesmo do blog! Abraços! Continuem assim!